top of page

Ilhas gregas

Atualizado: 25 de ago.

Existem muitas, muitas mesmo na Grécia. O mar Egeu abriga a maioria delas.

As mais famosas são Míconos e Santorini e fazem parte do arquipélago das Cíclades. Foram exatamente essas duas que conhecemos em nossa última viagem à Europa e recomendamos demais. As duas são bem diferentes e igualmente encantadoras. Tudo muito lindo, charmoso, romântico, praias paradisíacas, muita badalação e descobertas gastronômicas. É um destino caro e exclusivo mas que vale muito a pena. Na primavera e verão, abuse do linho e protetor solar.


Em uma primeira viagem à Grécia, são as indicadas para quem tem pouco tempo e quer conhecer algumas ilhas gregas. Em uma segunda viagem, certamente o roteiro deverá passar por outras ilhas menos conhecidas mas tão ou mais bonitas que as duas acima.



Santorini (ou Thira em grego) foi devastada por uma erupção vulcânica no século 16 A.C., moldando para sempre sua paisagem deixando-a como uma cratera de vulcão inundada pelas águas do mar. Em Santorini , imperdível é conhecer as cidades de Oia e Fira. Em Oia, é uma delícia bater pernas pelas estreitas ruas na borda da cratera, sempre curtindo a vista e, no final da tarde, o deslumbrante por do sol. Em Fira, programa parecido, mas a cidade é maiorzinha e com mais comércio.


Santorini possui um vinho delicioso feito a partir de uma uva branca, cultivada há séculos, chamada Assyrtiko. É uma casta originada na ilha, em um terroir vulcânico, mas que se espalhou por toda a Grécia. Curiosidade: é uma dessas raras variedades de cepas brancas que podem crescer em condições climáticas quentes e secas, com alto teor de álcool, mas mantendo sua acidez.




Em Míconos, adoramos nos perder pelas ruelas com aquele piso característico em Chora ou Mykonos Town. Tudo branquinho, às vezes interrompido pelo vermelho das bouganvilles e pelo azul das portas. Super instagramável, pronto para lindas fotos! Os bares e restaurantes à beira-mar são muito legais. Em Míconos, a pegada também é de badalação, com as famosas festas nas praias e uma vida noturna agitadíssima.




Muitas pessoas visitam as ilhas chegando em cruzeiros, o que não recomendamos de forma alguma. Não dá para conhecer bem e perde-se a oportunidade de vivenciar o ambiente das ilhas e a vida noturna, quer seja com festas animadas ou com experiências gastronômicas inesquecíveis. Em Santorini, por exemplo, perde-se um tempo precioso com a subida para as cidades.


O turismo é o que move a economia da ilhas gregas. Nos contaram lá que tudo funciona praticamente apenas durante 6 meses do ano, os meses mais quentes. Nos demais meses, fecha tudo e os profissionais do turismo são dispensados. Achei incrível isso.


O transporte entre as ilhas pode ser feito facilmente de ferry (barca) ou avião em alguns casos.


Uma excelente opção é combinar ilhas e Atenas. É o ideal para se conhecer bem a linda e culturalmente riquíssima Grécia.


Vá logo começando a planejar essa viagem maravilhosa e conte com a Terratur. Fale agora com a gente!


*Autoria das fotos: Paulo e Claudia Alcântara

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page