Quem conheceu Jericoacoara lá pelos anos 70-80 vai se surpreender ao encontrar uma vila desenvolvida com muitas opções de hospedagens, propostas gastronomias inovadoras, muitos passeios e uma vida noturna bem intensa.
Não por isso que deixou de ter um charme especial porque suas ruas ainda são de areia e para chegar lá é preciso atravessar as dunas de 4×4. O acesso tradicional é por dentro do Parque Nacional, por onde recomendamos fazer com carro contratado pois os caminhos não são sinalizados e no meio das dunas, dificultando a orientação, principalmente se for de noite. Há quem arrisque ir de carro sem conhecer e com certeza corre riscos de ficar no meio do caminho. Há também o acesso via a cidade de Preá, além de outro acesso pelo oeste.
Apesar de não ter mais a duna famosa para ver um dos mais lindos pôr do sol do Brasil (literalmente dentro do mar), mesmo assim as pessoas se reúnem no fim de tarde para desfrutar desse entardecer espetacular que garante belas recordações.
A gastronomia é um destaque, mas quem não quiser se arriscar em pratos mais elaborados, pode ir de self-service ou no tradicional “pratinho” que também vai comer bem e por preços mais acessíveis.
Nosso caminho foi pela praia em um 4×4 com motorista que nos guiou até Jeri. Foi uma ótima opção pois podemos nos concentrar em disfrutar das paisagens, brisa marinha, banhos de mar, estourar um espumante para comemorar a vida e bebericar umas cervejinhas porque combina demais. No roteiro escolhido, tivemos que cruzar apenas um rio e depois retornar para o asfalto no trecho final até porque a maré começou a subir e todo cuidado com o mar é pouco né? Foi praticamente o dia todo nisso o que valeu demais a pena. Passamos por várias praias famosas, subimos e descemos dunas, conhecemos lagoas e locais de acesso impossível com carro normal, paramos para lanchar e almoçar tudo numa nice!